Mitos sobre Depressão

Vamos falar sobre mitos que podem ser empecilhos para a busca de tratamento em saúde mental? 👉Boa parte das pessoas com depressão não busca ou demora a buscar tratamento por acreditar em ideias que não são verdadeiras e nem tem fundamento científico. Esta demora tende a piorar o estado de saúde de quem sofre e aumenta o risco de agravamento da doença. A boa notícia é que de 80 a 90 por cento das pessoas que sofrem tem alívio nos sintomas após o início do tratamento. Então vamos conversar nesta série de posts sobre mitos envolvendo a depressão?


👉Mito 1:
Depressão é fraqueza
(aqui entram também “depressão é frescura” e “depressão é mimimi”)

👉Depressão é um transtorno de humor e a pessoa que sofre não tem controle sobre seu estado de ânimo. Pode ocorrer com qualquer pessoa, até mesmo com alguém que aparentemente tem as condições ideais de vida.

👉A depressão é uma doença como qualquer outra e atinge 1 a cada 6 pessoas no mundo (American Psychiatric Association) . Geralmente é desencadeada por uma combinação de fatores químicos, genéticos, de personalidade e ambientais. A depressão não tem uma causa específica. 👉Portanto não é verdade que depressão é fraqueza. Você diria para alguém que tem enxaqueca que a dor que ela sente é frescura? Ou que ela está sendo fraca por não resistir a dor? O mesmo vale para a depressão.


👉Guarda este lembrete: depressão não é fraqueza e pode ocorrer com qualquer pessoa. Acabe com o estigma.

Psicóloga Patricia Canal
CRP/12-03883
(49) 98404-4546