Janeiro Branco e Depressão

Aproveitando o Janeiro Branco, mês sobre a conscientização da saúde mental, vou iniciar minhas postagens do ano falando sobre um transtorno que acomete 1 a cada 5 pessoas no mundo: a depressão. Estar deprimido, ao contrário do que se pensa, pode ser diferente de estar triste. Tristeza é uma emoção básica, que todos sentimos e que é importante já que nos ajuda a refletir e convida a nos recolhermos e entrarmos em contato com nosso mundo interno.

Depressão é um estado de ânimo e de energia rebaixados que nos impedem de viver a vida da forma como vivíamos habitualmente. A depressão se manifesta as vezes em forma de irritabilidade, mau humor constante, alterações de apetite e de sono, perda de interesse e prazer pelo que antes era prazeroso, alterações cognitivas e principalmente falta de energia. Não é raro ver pessoas com depressão que simplesmente não conseguem sair da cama pela manhã. Fazer as atividades diárias pode ter um peso muito maior para quem está deprimido do que para as outras pessoas.

Depressão é um estado. Isso quer dizer que ninguém “é” deprimido por natureza e não faz parte da personalidade do sujeito viver com humor rebaixado. Ninguém é obrigado a viver deprimido e nem deve se acostumar a este estado de humor. Depressão é um transtorno e tem tratamento.

Buscar ajuda é importante. o que ocorre é que muitas vezes a pessoa que está deprimida, tem dificuldade em perceber as mudanças ou não tem forças para buscar tratamento. Então se você notou que um amigo ou familiar possa estar deprimido, acolha-o e o convide para buscar uma avaliação com um psicólogo ou psiquiatra. Quanto mais precoce for a intervenção maior é a chance de prevenção de consequências graves como o suicídio. E se você desconfia que está deprimido, converse com alguém da sua confiança e da mesma forma, busque ajuda profissional. Se você sente que não tem forças para ir sozinho, convide esta pessoa para te acompanhar. Depressão tem tratamento. O que mata é o preconceito.

Psic. Patricia Canal (CRP/12-03883)

#depressao #saudemental #janeirobranco #psicologia #psicoterapia #psicoterapiaonline #psicologa


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *